terça-feira, 31 de outubro de 2017

Entre os sem-teto, Caetano Veloso diz ser a 1ª vez em que tem um show proibido desde a ditadura

Após ter tido o show cancelado por decisão judicial na Ocupação Povo Sem Medo em São Bernardo do Campo (SP), o cantor Caetano Veloso disse nesta segunda-feira (30) ser esta a primeira vez em que tem um show cancelado no Brasil desde a ditadura (desde 1985). Perguntado se era a primeira vez em que tinha um show cancelado durante o período democrático, Caetano respondeu: "Sim, é a primeira vez". "Eu vim ver [o acampamento] e cantar. Eu vivi o período oficialmente não democrático. Não é bom para mim", afirmou.

"Não sei dizer se foi censura, não sou um técnico. Mas dá impressão de que não é um ambiente democrático ", disse o cantor. "Pode ser um modo de reprimir uma ação que seria legítima." A Justiça Estadual de São Paulo emitiu uma liminar (decisão provisória) cancelando o show previsto para a noite desta segunda para membros da ocupação, que está há 45 dias acampada em um terreno na região central da cidade paulista. O cantor defendeu a legitimidade do movimento social. "Uma área urbana não pode ficar sem função social. [...] A invasão tem o sentido de exigir que a lei se cumpra", disse. Além do show de Caetano, havia a previsão das apresentações dos cantores Criolo e Emicida. Também acompanharam o ato as atrizes Letícia Sabatella, Sônia Braga, Alinne Morais, a cineasta Marina Person e produtora cultural e mulher de Caetano, Paula Lavigne. Como convidado do evento, Caetano alegou não poder comentar os aspectos jurídicos da decisão. Ele afirmou, contudo, que parecia haver uma "má vontade" para a permissão do show. "E, mais do que nunca, é preciso cantar porque há muitas dificuldades ". A multa imposta pela Justiça foi de R$ 500 mil. A decisão partiu da juíza Ida Inês Del Cid da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Bernardo após o Ministério Público entrar com uma ação civil pedindo a não realização do show na tentativa de manter a integridade de todos os envolvidos.

A apresentação ocorreria em solidariedade às 8.000 famílias sem-teto que ocupam uma área de 70 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo (SP) há 45 dias. O terreno fica na região central e vizinhas a prédios de classe média alta. Segundo o MTST, o terreno está abandonado há mais de 30 anos e com uma dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de aproximadamente R$ 500 mil. Perguntado sobre qual música dedicaria ao público do acampamento, Caetano afirmou que seria "Gente". A canção é famosa pelo verso "Gente é para brilhar, não para morrer de fome". Na decisão, a juíza destacou que a figura de Caetano Veloso atrairia um público que o local não suporta. "Seu brilhantismo atrairá muitas pessoas para o local, o que certamente colocaria em risco estas mesmas, porque, como ressaltado, não há estrutura para shows, ainda mais, de artista tão querido pelo público, por interpretar canções lindíssimas, com voz inigualável", diz o texto. Cumprindo a decisão do Ministério Público, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou ainda que Caetano Veloso pode se apresentar no município quando desejar, "desde que cumpra a legislação municipal com base na lei 5468 de 15/03/2007 como todos outros artistas sempre seguiram". Paula Lavigne, mulher e empresária do cantor, tentava desde o início da tarde a liberação dos equipamentos para a realização da apresentação.

"Eu não estou aqui para descumprir decisão judicial", afirmou a produtora cultural, confirmando o cancelamento. Ela disse que ainda vai tentar agendar a apresentação em outra data seguindo os critérios legais. Acompanhada de artistas que apoiam o movimento, Paula Lavigne chegou a ser recebida na prefeitura da cidade pela chefe de gabinete e secretários e, depois, seguiu para o Fórum de São Bernardo. A produtora cultural também fez questão de elogiar a ação da Guarda Municipal quando os equipamentos foram barrados, já que não houve conflito em nenhum momento. Para Marina Person, mesmo sem a apresentação de Caetano, a presença dos artistas no local já chama a atenção da causa social. "É importante que nós viemos e conhecemos como esse é um movimento pacífico. A nossa presença já diz que estamos juntos na mesma luta", disse a cineasta ao deixar o fórum e seguir para o terreno onde acontece a ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...